A história do SindVend está marcada por seis grandes sucessos associativos.

O primeiro foi, naturalmente, sua própria criação. Embora desde 1907 os trabalhadores brasileiros já pudessem formar seus sindicatos, a primeira lei sindical só surgiu mesmo em 1931. Dez anos depois, centenas de cartas sindicais já haviam sido expedidas, e os vendedores continuavam desprotegidos. Finalmente, em 23 de fevereiro de 1942 o presidente Getúlio Vargas assinou a criação do nosso sindicato fundindo o Sindicato dos Vendedores de Automóveis de São Paulo com o Sindicato dos Empregados Representantes Comerciais do Estado de São Paulo. A primeira sede foi uma pequena sala no 3º andar do nº 55 da rua Capitão Salomão, no centro da capital

Mas vendedores pracistas e viajantes têm um regime de trabalho diferente dos empregados em serviços internos. Foi necessário obter o reconhecimento da categoria profissional como diferenciada, e esse projeto foi habilmente conduzido por Juvenal Campos, então presidente, e Odilon Braga, fundador da Fenavenpro.

O Sindicato estava com 15 anos quando o segundo grande sucesso foi consolidado. Foi justamente o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, filho de um caixeiro-viajante, quem sancionou em 18 de julho de 1957 a lei 3.207 de iniciativa do Congresso Nacional, dando personalidade à profissão dos “vendedores, viajantes ou pracistas”.

No fim da década de 60, a sede da rua Capitão Salomão já não dava conta. Na gestão de Adherbal da Costa Moreira foram adquiridos dois sobrados na Bela Vista e finalmente, em 1º de junho de 1973, acontecia o terceiro grande sucesso com a inauguração da sede atual, um prédio de seis andares na rua Santo Amaro 255.

Com a consolidação da sede e dos serviços básicos, a preocupação com o lazer dos associados e associadas motivou o quarto grande sucesso: a construção da Colônia de Férias na Praia Grande na presidência de Messias Sauerbroon de Toledo, inaugurada em 1982.

O quinto sucesso foi a heróica reforma da Colônia de Férias. A Presidência não mediu esforços e conseguiu fazer, da Colônia de Férias dos Empregados Vendedores e Viajantes do Comércio no Estado de São Paulo, a mais bela colônia de férias do litoral sul ? uma jóia que orgulha a Prefeitura da Praia Grande.

Atualmente, o Sindicato está operando uma reformulação completa de sua comunicação. É a grande virada no relacionamento do SindVend com os associados, com as autoridades e com a sociedade.

Com certeza, o sexto grande sucesso à vista.